Sobre a Zapälla
A Zapälla, marca de moda masculina premium criada em 2005, construiu uma presença forte nos principais pontos comerciais do Brasil, oferecendo aos seus clientes uma experiência de compra que alia estilo e tradição.
Com lojas nos principais pontos comerciais de São Paulo e um novo espaço conceito inaugurado em 2022, a marca busca constantemente inovar e adaptar-se às mudanças do mercado. Mas como traduzir essa identidade física sofisticada para o ambiente digital?
Esse foi o principal desafio da Zapälla – manter a mesma identidade inspirada na sofisticação em seu e-commerce e conquistar uma presença e experiência digitais que encantassem os consumidores tanto quanto nas lojas físicas.
Desafio
O principal desafio da Zapälla era garantir que sua identidade como marca premium, cultivada ao longo dos anos em suas lojas físicas, pudesse ser traduzida para o ambiente digital de forma eficaz.
A marca precisava manter a estética refinada e a sofisticação que definem suas lojas, enquanto oferecia uma experiência online com desempenho superior. A empresa também buscava otimizar a usabilidade e a performance do site, além de ter uma gestão de conteúdo mais eficiente para acompanhar o ritmo acelerado das tendências da moda.
Os principais KPIs definidos incluíam:
- Redução do tempo de carregamento das páginas;
- Melhoria na taxa de conversão do site;
É nesse cenário que a Wicomm decidiu abraçar esse desafio para transformar o projeto em uma experiência digital mais fluida e envolvente.
Solução
A Wicomm teve um papel essencial no sucesso da transformação digital da Zapälla, garantindo que cada etapa do processo fosse alinhada com os objetivos da marca.
A sugestão da Wicomm foi de implementar um novo e-commerce na plataforma VTEX IO para a Zapälla, garantindo que a presença digital da marca não fosse apenas transformada, mas também refletisse a sofisticação que seus clientes esperam e já conhecem.
Todo o processo começou com um briefing detalhado, onde foram discutidas as referências visuais e os benchmarks do mercado.
Esse alinhamento permitiu:
- Desenvolver um layout que refletisse fielmente a identidade da marca;
- Garantir uma experiência visual à altura das lojas físicas.
O uso de ferramentas de análise foi fundamental para identificar e eliminar problemas que causavam abandono, como tempos de carregamento elevados, botões não responsivos e etapas confusas no processo de checkout, garantindo uma experiência sem fricção para o usuário.
“A estrutura e robustez do VTEX IO nos permitiram tirar do papel tudo aquilo que foi planejado para a Zapalla. Nós tivemos liberdade para propor um layout mais disruptivo, que seguisse o conceito da marca e trouxesse elementos que fizessem a diferença na navegação, e isso só foi possível graças a plataforma, que além de entregar performance acima da média, tornou o dia a dia da operação mais dinâmico e ágil”
Juliano Folino, Sócio e CRO da Wicomm
Além disso, o treinamento da equipe de marketing da Zapälla permitiu que os colaboradores utilizassem a plataforma de maneira autônoma, trazendo mais agilidade ao processo de criação e atualização das coleções e campanhas.
A implementação também focou na otimização de SEO (Search Engine Optimization) e performance para assegurar:
- Notas altas no Google Page Speed;
- Navegação rápida que reflete a qualidade do projeto como um todo.
Com todas essas melhorias, a VTEX ofereceu à Zapälla uma plataforma ágil, onde a marca pudesse crescer no ambiente digital de forma consistente, sem abrir mão dos valores que sempre pautaram sua história: sofisticação e qualidade.
Resultados
Você pode estar se perguntando: “e os resultados dessa implementação?”. O trabalho em conjunto entre a Wicomm e a VTEX, que, de forma integrada buscaram transformar o e-commerce da Zapälla, resultou em um site otimizado que teve um aumento significativo de número de visitas, impulsionando as vendas da marca.
A combinação de uma presença digital sólida, com navegação rápida e a fácil gestão do conteúdo, permitiu à Zapälla oferecer aos seus clientes uma experiência de compra mais satisfatória e sem possíveis entraves de navegação.
“A Wicomm entendeu e soube traduzir exatamente o que a marca precisava nesse novo site, além de nos apoiar com eficiência nesse novo momento da marca. Nos sentimos muito seguros durante todo o processo, com os melhores profissionais trabalhando para que o projeto fosse entregue da maneira que sonhamos. Realmente foi uma decisão acertada!”
Juliane Brizida, Head de e-commerce na Zapälla
Os resultados da migração para a VTEX IO foram expressivos e demonstraram o sucesso da parceria entre a Wicomm e a Zapälla. O projeto foi concluído com sucesso em 3 meses, com a implementação de todas as melhorias sugeridas para que a marca pudesse aproveitar os momentos estratégicos do mercado.
Também houve uma melhoria significativa na performance do site, que agora oferece um carregamento mais rápido e uma navegação mais fluida, mesmo utilizando imagens de alta qualidade.
Com a nova plataforma, a gestão de conteúdo foi otimizada, permitindo que a equipe interna da Zapälla lançasse campanhas e atualizasse suas coleções de maneira mais rápida, tornando-se mais competitiva em um mercado tão dinâmico como é o da moda masculina.
“Nosso trabalho com a Zapalla foi feito a quatro mãos, trocando referências, ideias e testando juntos os melhores formatos. O objetivo compartilhado era, além de fazer a migração para tecnologia do VTEX IO, ter um site que comunicasse bem a essência da marca, trazendo uma ótima experiência de compra ao usuário”.
Giovanna Fiorillo, Account Executive da área de Projetos da Wicomm
Essa agilidade não só facilitou o trabalho interno da equipe, como também aumentou o controle e a eficiência na manutenção do e-commerce, reforçando a identidade premium da marca no ambiente digital.