Sobre a Sapatella
A Sapatella é uma marca reconhecida no mercado de calçados, oferecendo produtos de qualidade e variedade para todos os estilos.
Com um foco em ter um e-commerce eficiente e rentável, a Sapatella escolheu a Wicomm como parceira estratégica para melhorar a margem de lucro e reduzir a dependência dos canais de mídia paga. E como transformar o site em um canal mais independente e com maior desempenho orgânico?
Desafio
A Sapatella desejava aumentar os resultados orgânicos de seu e-commerce, melhorando o posicionamento nas buscas sem depender tanto dos canais de mídia paga. Era essencial otimizar a margem e aumentar o desempenho orgânico, transformando o site em um canal mais independente e rentável.
Os principais objetivos definidos para este projeto incluíam:
- Melhoria da margem de lucro: reduzir os custos com mídia paga, aumentando a eficiência do site;
- Aumento do tráfego orgânico: melhorar o posicionamento orgânico e aumentar as visitas sem o uso de mídia paga.
Solução
Para atingir os objetivos, a Wicomm realizou uma análise estruturada de todos os pontos de melhoria técnica no e-commerce da Sapatella.
A Wicomm também realizou a otimização da usabilidade (UX/UI) e implementou as melhorias no frontend da VTEX IO, garantindo uma experiência de usuário mais fluida e eficiente. Além disso, foram mapeadas as principais palavras-chave para otimização de conteúdo, visando aumentar a relevância do site nas buscas orgânicas.
Outra iniciativa importante foi a migração do e-commerce para a plataforma VTEX IO, o que trouxe diversos benefícios para a loja, incluindo maior estabilidade e uma melhor capacidade de integração e automação das operações.
Fizemos melhorias de UX e UI, navegação, tempo de carregamento e todas as otimizações necessárias para melhorar a experiência do usuário sempre focado em conversão. Todas as otimizações que fizemos ao longo do funil de compra, foi pensando em melhorar a usabilidade, focando em melhorar a conversão entre as etapas dentro do site, a fim de melhorar a receita. Nosso trabalho só foi possível porque a VTEX IO tem funcionalidades que facilitam a venda, que ajudam no mecanismo de busca e tempo de carregamento do site.
Paula Athayde – Head de Growth Wicomm
A performance do site foi melhorada através de um trabalho estruturado de CRO (Conversion Rate Optimization), o que contribuiu para um aumento na eficiência e nas taxas de conversão do e-commerce.
Com essas estratégias, a Sapatella conseguiu otimizar tanto a experiência do cliente quanto os resultados financeiros, promovendo um crescimento orgânico expressivo em um curto espaço de tempo.
Resultados
O tráfego orgânico da Sapatella se tornou o canal mais representativo tanto em sessões quanto em receita, ultrapassando os outros canais. Em apenas um mês, a marca obteve um crescimento de 75% nos cliques de resultados orgânicos, excluindo a marca, em comparação com o mês anterior.
Realizamos a auditoria completa no site, além da otimização das meta e heading tags. As coleções criadas estavam focadas nas palavras-chave mais relevantes para o negócio. As atividades realizadas nos trouxeram melhorias no posicionamento e na taxa de cliques.
Caique Miqueias – Analista de SEO Sênior Wicomm
Destaques do projeto:
- Crescimento orgânico: aumento de 75% nos cliques de resultados orgânicos sem a marca;
- Maior representatividade do tráfego orgânico: o tráfego orgânico foi o maior canal em sessões e receita;
- Migração para VTEX IO: benefícios em estabilidade, integração e automação das operações.
A parceria entre a Sapatella e a Wicomm trouxe resultados expressivos em pouco tempo, fortalecendo o posicionamento orgânico da marca e reduzindo a dependência de mídia paga. Com a migração para a VTEX IO e as melhorias no CRO, a Sapatella está agora mais preparada para crescer de forma sustentável e manter o desempenho do e-commerce em alto nível.
A Wicomm trouxe uma visão estratégica e personalizada para o SEO da Sapatella, compreendendo perfeitamente as necessidades da nossa marca. A expertise da Wicomm foi essencial para guiar as ações do nosso time de especialistas, e nos sentimos apoiados em cada fase do processo. A parceria nos proporcionou segurança e resultados concretos.
Aline Merola – Head de ecommerce da Sapatella